Barretos/SP, 01 de Maio de 2024

Publicado em 08/04/2024 às 17:57 - Atualizado em 08/04/2024 às 21:13 Andre Souza

Veja como ficou a composição da Câmara de Barretos após o período de janela partidária.

Oito vereadores trocaram de legenda; PP agora tem a maior bancada da Casa.

Oito vereadores mudaram de partido durante a  "janela partidária", período de 30 dias em que é permitida a mudança de legenda pelos ocupantes de cargos eletivos sem a perda do mandato. O prazo para a troca terminou na última sexta-feira (05/abril).

O vereador Prof. Adilson deixou o PL e filiou-se no MDB

Dr. Chafei saiu do MDB e foi para o UNIÃO BRASIL.

Fabrício Lemos deixou o UNIÃO e filiou-se no PL.

Angelo Tegami saiu do PV para filiar-se no PP.

Dr. Rodrigo Malaman também foi para o PP, após deixar o PSDB.

Prof. Raphael Silvério, que era do PSDB filiou-se no PSD.

Carlão do Basquete deixou o PSD e foi para o SOLIDARIEDADE.

Por fim, o Presidente da Casa, vereador Luís Paulo Vieira - Lupa, saiu do PRTB e foi para o  REPUBLICANOS.

Após as mudanças, a maior bancada da Câmara passou a ser do PP (Partido Progressistas), com 4 vereadores, seguido pelo PL (Partido Liberal), REPUBLICANOS e UNIÃO BRASIL, com 3 vereadores cada. O SOLIDARIEDADE passou a ter 2 vereadores. Já o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e o PSD (Partido Social Democrático) ficou com 01 vereador cada.

Os partidos PSDB, PRTB e PV ficaram sem representantes na Casa.

LIDERANÇAS PARTIDÁRIAS

Além das mudanças de partidos, foram atualizadas também algumas lideranças partidárias para as Sessões da Câmara.  Veja abaixo como ficou a composição de cada partido com o respectivo líder partidário.

PP: Dr. Raphael Oliveira (líder), Angelo Tegami, Ricardo Bodinho e Dr. Rodrigo Malaman

REPUBLICANOS: Dr. Vagner Chiapetti (líder),  Elson Santos e Luís Paulo Vieira "Lupa"

PL: Paulo Correa (líder), Juninho Bandeira e Fabrício Lemos

UNIÃO BRASIL: Nestor Leonel (líder), Dr. Chafei Amsei e Gabriel Uchida;

SOLIDARIEDADE: Paçoca (líder) e Carlão do Basquete. O vereador Paçoca já anunciou que deverá passar a liderança do partido na Câmara ao vereador Carlão do Basquete nos próximos dias.

MDB: Prof. Adilson (líder)

PSD: Prof. Raphael Silvério (líder).

De acordo com o Regimento Interno da Câmara,  os líderes são os vereadores escolhidos pelas representações partidárias para expressar, em Plenário, em nome delas, o seu ponto de vista sobre os assuntos em debate.

Entre as principais funções do llíder está o uso da palavra, em caráter excepcional e a critério do Presidente, em qualquer momento da sessão, salvo quando se estiver procedendo à votação ou houver orador na tribuna, usar a palavra para tratar de assunto que por sua relevância e urgência, interesse ao conhecimento da Câmara.