Barretos/SP, 05 de Maio de 2024

Publicado em 23/04/2024 às 22:00 - Atualizado em 23/04/2024 às 22:36 Andre Souza

Jovens do grupo de escoteiros Chão Preto recebem diplomas na Câmara

Diploma Escoteiro do Ano tem como objetivo reconhecer o trabalho e o aprendizado dos jovens em prol da comunidade barretense.

Três jovens do grupo de escoteiros "Chão Preto" receberam os Diplomas "Escoteiro do Ano" 2024 durante Sessão Solene realizada na noite de terça-feira (23/abr), na Câmara.

A homenagem acontece em cumprimento à Lei Municipal nº 5.289, de 06 de abril de 2016, de autoria da ex-vereadora e atual Prefeita, Paula Lemos, em reconhecimento ao trabalho e ao aprendizado desses jovens em prol da comunidade barretense.

Em 2024, os homenageados foram:

CATEGORIA ESCOTEIRO: Gabriel Rocha Faria (15 anos)

CATEGORIA LOBINHO:  William de Souza (09 anos).

CATEGORIA SÊNIOR: Guilherme Yolando Moacir Carboni (18 anos).

Durante a solenidade, a Diretora Presidente do Grupo Escoteiro "Chão Preto", Maisa Witzel, fez uma homenagem especial a mais três jovens escoteiros: Bernardo Urzua dos Santos, Gabriel Basílio Ferreira e Helena Rocha de Angeli. A própria Maisa recebeu um buquê de flores surpresa dos Lobinhos - que é a categoria com as crianças mais jovens do movimento escoteiro.

Fizeram parte da Mesa de Autoridades: o vice-Presidente da Câmara, vereador Gabriel Uchida; a Presidente do grupo escoteiro "Chão Preto", Maisa Rosa Witzel; a Chefe dos Lobinhos, Luciana Mara de Souza; e o Chefe da Tropa Escoteira, Rafael Lélis.

Também participaram da solenidade: o Diretor Administrativo dos Escoteiros, João Paulo Vieira dos Santos "Batata"; a Chefe Assistente dos Lobinhos, Elisa Maria Rocha; o Pastor da Assembleia de Deus Ministério do Belém, Jonatas Lazzaroto.

Familiares e amigos dos homenageados, além de integrantes do clube de escoteiros "Chão Preto"  também foram ao Plenário da Câmara para acompanhar a solenidade.

TV Câmara Barretos transmitiu a homenagem ao vivo pelo canal 31.3, Facebook, Youtube e site.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA SESSÃO SOLENE

VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA

A Sessão Solene para a entrega dos Diplomas de Escoteiro do Ano acontece em cumprimento à Lei Municipal nº 5.289, de 06 de abril de 2016, de autoria da ex-vereadora e atual Prefeita, Paula Lemos.

A escolha dos homenageados é feita pelos chefes dos grupos de escoteiro de Barretos.  Entre os critérios para os escoteiros serem homenageados estão a camaradagem, o espírito de corpo, a lealdade e a  responsabilidade pessoal.

Os nomes dos indicados são enviados à Câmara juntamente com a documentação exigida pela lei. A Mesa Diretora elabora Projeto de Decreto Legislativo, que passa pelas Comissões e posteriormente é levado ao Plenário para ser discutido e votado por todos os vereadores.

Este ano, os homenageados foram definidos pelo Decreto Legislativo nº 05/2024

Escotismo é um movimento mundial que incentiva, por meio da prática do trabalho em equipe, o desenvolvimento da fraternidade, responsabilidade, respeito e disciplina nos jovens. Surgiu na Inglaterra, em 1907, por iniciativa do ex-general Robert Baden-Powell. É considerado o maior movimento educacional de jovens do mundo.

Em Barretos, o escotismo existe há decadas. Já o Grupo Escoteiro Chão Preto - 375/SP foi fundado no dia 18 de fevereiro de 2014 e realiza atividades semanais na cidade.

HISTÓRICO DE HOMENAGEADOS (2016 a 2024)

2016

GRUPO ESCOTEIRO "CHÃO PRETO" - CATEGORIA ESCOTEIRO: Byanca Miranda Batista Lopes (13 anos); Lobinho: Fillipi Marques Souza (10 anos); Sênior:  Bruno Junqueira Gomes Micheli (16 anos)

2017

GRUPO ESCOTEIRO "CHÃO PRETO" - CATEGORIA ESCOTEIRO: Pedro Mendes Kirchhoff (14 anos); Lobinho: Anna Beatriz Maraval de Paula (11 anos); Sênior:  Bruno Nogueira de Oliveira (17 anos)

2018

GRUPO ESCOTEIRO "CHÃO PRETO" - CATEGORIA ESCOTEIRO: Gabriel Silveira Garcia Silvestre (13 anos); CATEGORIA LOBINHO: Henrique Matias Pacheco de Oliveira (10 anos); CATEGORIA SÊNIOR: Gabriel Hiro Sato Ribeiro (15 anos);

GRUPO ESCOTEIRO DO AR "ROSA DOS VENTOS" - CATEGORIA ESCOTEIRO: Cecília dos Passos Craveiro (11 anos); CATEGORIA LOBINHO: Maria Eduarda Lemes Soares (10 anos); CATEGORIA SÊNIOR: Matheus Afonso de Oliveira Mendes (15 anos).

2019

GRUPO ESCOTEIRO "CHÃO PRETO" - CATEGORIA ESCOTEIRO: Filipe Quito Fernandes (13 anos); CATEGORIA LOBINHO:  Tarcísio Vicente Domingos (09 anos); CATEGORIA SÊNIOR: João Pedro Aparecido Gonçalves (16 anos).

2020 ( diplomas foram entregues sem a realização de Sessão Solene devido à pandemia de Covid-19)

GRUPO ESCOTEIRO "CHÃO PRETO" - CATEGORIA ESCOTEIRO: Gabriella Quito Lima;  CATEGORIA LOBINHO: Pietro Gabriel Candido de Lucas;  CATEGORIA SÊNIOR: Amanda Cepellos Freitas (16 anos)

2021 (Nomes não foram indicados à Câmara)

2022 (Nomes não foram indicados à Câmara)

2023 (Nomes não foram indicados à Câmara)

2024

GRUPO ESCOTEIRO "CHÃO PRETO" -  CATEGORIA ESCOTEIRO: Gabriel Rocha Faria (15 anos); CATEGORIA LOBINHO:  William de Souza (09 anos); CATEGORIA SÊNIOR: Guilherme Yolando Moacir Carboni (18 anos).