Barretos/SP, 06 de Maio de 2024

Publicado em 26/04/2024 às 00:04 - Atualizado em 26/04/2024 às 13:59 Andre Souza

Integrantes dos clubes de Desbravadores e Aventureiros são homenageados na Câmara

Ao todo, 12 crianças e jovens foram homenageados pela prestação de serviços à comunidade barretense.

Doze (12) crianças e jovens foram homenageados com os Diplomas "Desbravador" e "Aventureiro" do ano em Sessão Solene realizada na noite de quinta-feira (25/abr), na Câmara.

A homenagem acontece em cumprimento à Lei Municipal nº 5605/2018, de autoria dos ex-vereadores Paula Lemos (atual Prefeita) e Euripinho (que faleceu em 2020).

O diploma tem como objetivo reconhecer  o trabalho desenvolvido pelos clube de Desbravadores e Aventureiros de Barretos  em amor a Deus e à Pátria e pela prestação de solidariedade em prol da comunidade barretense.

Em 2024, os homenageados foram:

DESBRAVADORES: Brayan Alvarenga da Silva e Juliana da Silva Canto (clube Águia do Vale) ;  Miguel Henrique Leite Marques de Castro e Juliana Almério Bistaffa (clube Berberê); Vinícius Humberto Luperino e Karen Cristina Rocha da Silva (clube Comitiva)

AVENTUREIROSYan Garcia Pereira e Lorena Batista Gangi (clube Colibri) ; Carlos Lorenzo Silva Pérez e Maria Eduarda Gonçalves Sobrinho (clube Patrulha da Natureza); Davi Lucas da Silva Souza e Emilly Assunção Viana (clube Águia do Vale Júnior)

CONHEÇA MAIS SOBRE OS HOMENAGEADOS (pag. 3 a 14)

O destaque da solenidade foi o ritual de entrada dos pelotões dos Desbravadores e Aventureiros. Liderados pelas diretoras, cada clube fez "votos", agradeceu à Deus e cantou em coro os hinos Nacional, de Barretos, dos Desbravadores e dos Aventureiros.

Fizeram parte da Mesa de Autoridades: o Vice-Presidente da Câmara, vereador Gabriel Uchida; o 1º Secretário da Casa, vereador Fabrício Lemos; ; o Distrital da Igreja Adventista de Barretos e região, pastor Gerson Gomes de Arruda; o Líder dos desbravadores e Aventureiros para todo oeste do estado de São Paulo, pastor Tiago Zorato; o Coordenador dos Desbravadores da Associação Paulista Oeste, Cleber dos Santos Eiras; a Coordenadora dos Aventureiros, Adriana Gonçalves Ferreira; e o Líder Regional de Desbravadores, Kleiton Bianchi.

A Prefeita Paula Lemos esteve presente na Câmara para cumprimentar os Desbravadores, Aventureiros e familiares.

Também participaram da soleniade: Roseli Maria da Silva Mendes (Diretora do Clube de Desbravadores Berberê);  Reilhe Alexandre Amorim (Diretor do Clube de Desbravadores Comitiva;  Cintia Cristina Guerzoni ( Diretora do Clube Desbravadores Águia do Vale);  Vanessa Riciolli de Oliveira (vice-Diretorado Clube de Aventureiros Patrulha da Natureza);  Regina Helena de Oliveira (Diretora do Clube de Aventureiros Águia do Vale Júnior);  e Adriana Gangi de Santis (Diretora do Clube de Aventureiros Colibri).

Familiares e amigos dos homenageados e integrantes dos clubes de Desbravadores e Aventureiros lotaram o Plenário da Câmara para acompanhar a solenidade.

TV Câmara Barretos transmitiu a homenagem ao vivo pelo canal 31.3, Facebook, Youtube e site.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA SESSÃO SOLENE

FOTOS NO FIM DA PÁGINA

ENTENDA

A Sessão Solene para a entrega dos Diplomas "Desbravador do Ano" e "Aventureiro do Ano" acontece em cumprimento à Lei Municipal nº 5605/2018, de autoria dos ex-veredores Paula Lemos (atual Prefeita) e Euripinho (que faleceu em 2020).

A indicação dos  homenageados é feita por cada clube de Desbravadores e cada clube de Aventureiros existente na cidade.

Os nomes dos escolhidos são enviados à Câmara juntamente com a documentação exigida pela lei. A Mesa Diretora elabora Projeto de Decreto Legislativo, que passa pelas Comissões e, posteriormente, é levado ao Plenário para ser discutido e votado por todos os vereadores.

Este ano, os homenageados foram definidos pelo   PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO Nº 4/2024

O Clube de Desbravadores foi oficializado em nível mundial no ano de 1950 pela Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Enquanto os Clubes recebiam nos EUA o nome de Pathfinder Club, em outros lugares rece­beriam um nome compreensível na língua local, como Desbravadores no Brasil, e Conquistadores em países de fala hispana, e muitos outros nomes ao redor do mundo, porém, sempre usando os mesmos símbolos e programa.

No Brasil, os primeiros clubes de Desbravadores foram fundados em 1959 nos Estados de Santa Catarina e São Paulo.

HISTÓRICO DE HOMENAGEADOS (2019 a 2024)

2019

DESBRAVADORES: Leonardo Gangi de Santis (clube Berberê) ; Felipe Duarte Euzébio (clube Águia do Vale) ; Hemylly Lauren Calácio Rodrigues da Cunha (clube Comitiva)

AVENTUREIROS: Juliana da Silva Canto (clube Águia do Vale Junior) ; Arthur Renan Otto Amorim (clube Patrulha da Natureza)

2020

Os diplomas foram entregues sem a realização de Sessão Solene devido à pandemia de Covid.

DESBRAVADORES: Maria Fernanda Sales Franco de Mello (clube Berberê) ; Felipe Duarte Euzébio (clube Águia do Vale) ; Carolayne Cristina dos Santos (clube Comitiva)

AVENTUREIROS: Gabriel Felipe de Oliveira Chamorro (clube Águia do Vale Junior) ; Isabel Athayde Gomes Riciolli de Oliveira (clube Patrulha da Natureza); Guilherme Zardini Bispo (clube Colibri)

2021:  Sessão Solene não realizada. Os clubes não enviaram os nomes à Câmara devido ao período de pandemia.

2022:  Sessão Solene não realizada. Os clubes não enviaram os nomes à Câmara devido ao período de pandemia.

2023

DESBRAVADORES: Felipe Duarte Euzébio e Ana Julia Machado Lopes (clube Águia do Vale) ; Vinícius Eduardo Almério Bistaffa e Bianca de Oliveira (clube Berberê);  Thaysi Mendes de Oliveira Lucas e Carlos Lohan Silva Pérez (clube Comitiva)

AVENTUREIROS: Antonella Meira Silva e David Willian Silva Ferraz (clube Colibri) ; Sophia Helena Otto Amorim e Carlos Lorenzo Silva Pérez (clube Patrulha da Natureza); Suyanne Eduarda Rodrigues de Sousa e Davi Arthur Ribeiro (clube Águia do Vale Júnior)

2024