Barretos/SP, 01 de Maio de 2024

Publicado em 27/02/2024 às 19:12 - Atualizado em 28/02/2024 às 08:43 Andre Souza

Câmara entrega diplomas a integrantes de Companhias de Santos Reis de Barretos

Homenagem inédita aconteceu em cumprimento à Lei Municipal nº 6608/2023, de autoria do vereador Gabriel Uchida(UNIÃO).

Nove(09) integrantes de Companhias de Reis de Barretos receberam os  Diplomas de "Embaixador", "Folião" e "Palhaço" de Reis 2024, durante Sessão Solene realizada na noite de terça-feira (27/fev), na Câmara.

Os homenageados foram:

COMPANHIA DE REIS IRMÃOS BORGES/ ARMOUR: Luiz Cardoso de Faria foi escolhido para receber o diploma de Embaixador. Porém, devido à questão de saúde, ele não pode comparecer à solenidade  e foi representado pela esposa Maria do Amparo de Souza Costa Faria. Pela mesma companhia,  Esmeraldo Ferreira de Souza recebeu o diploma de Folião  e Wilson Carlos Morais o diploma de Palhaço.

COMPANHIA DE REIS FAZENDA LAGOINHAAlvair Sebastião Borges "Decão" (Embaixador), Antônio Carlos Borges - Lagoinha (Embaixador) e Jaime Martins Pereira (Embaixador)

COMPANHIA DE REIS NOVA GERAÇÃO / ÁGUA LIMPA: Luiz Eduardo Gomes Francisco (Embaixador), Marcelo Silveira Guilherme (Folião) e Alex Rodrigues da Silva (Palhaço).

A homenagem  inédita aconteceu em cumprimento à Lei Municipal nº 6608/2023, de autoria do vereador Gabriel Felipe Uchida(UNIÃO). O objetivo é valorizar e "reconhecer o empenho dos foliões que sustentam os pilares da cultura, do folclore e da tradição da cidade".

O evento foi presidido pelo Vice-Presidente Câmara, vereador Gabriel Uchida (UNIÃO) e contou com a presença do Secretário Municipal de Comunicação da Prefeitura, Itamar Alves dos Santos;  e o representante da Paróquia Santo Antônio de Pádua - Comunidade Santos Reis, José de Jesus Miranda.

A Mesa de Autoridades contou ainda com Osmir Aparecido Pereira (representante das Cia de Reis Fazenda Lagoinha), Erikson Nishizaki (Cia Irmãos Borges) e Baltazar Silveira Guilherme  Dias (Cia Nova Geração).

Também estiveram presentes Maria Tereza de Moraes Silva (Cidadã Benemérita de Barretos) e Valdemir Aparecido Bonfim "Cumpadre Val" (Cidadão Honorário de Barretos).

O vereador Angelo Tegami (PV) não pode estar presente na solenidade, mas encaminhou vídeo parabenizando os homenageados.

A Prefeita Paula Lemos compareceu à Câmara para cumprimentar os homenageados, mas não pode ficar até o final da solenidade devido a compromissos assumidos anteriormente.

Familiares e amigos dos homenageados acompanharam de perto a Sessão.

Durante a solenidade, um vídeo mostrou as "Chegadas de Reis" que as companhias fizeram em 2024.

A solenidade teve transmissão ao vivo  pela TV Câmara - canal 31.3, Facebook, Youtube e Instagram.

ASSISTA AO VÍDEO COMPLETO DA SESSÃO SOLENE

VEJA FOTOS NO FIM DA PÁGINA

CONHEÇA MAIS SOBRE OS HOMENAGEADOS

A Sessão Solene para a entrega dos Diplomas de "Embaixador", "Folião" e "Palhaço" de Reis do Ano  acontece em cumprimento à Lei Municipal nº 6608/2013, de autoria do vereador Gabriel Felipe Uchida(UNIÃO).

De acordo com a Lei, todos os anos poderão ser escolhidos para receber a homenagem 3 (três) integrantes de 3 (três) Companhias de Reis existentes na cidade.

A escolha é feita por uma Comissão formada por 01(um) representante da Secretaria Municipal de Cultura, 01(um) representante do Conselho Municipal de Cultura e 01(um) representante da Comunidade de Santos Reis de Barretos.

Os nomes dos escolhidos são enviados à Câmara até 31 de outubro do ano anterior juntamente com a documentação exigida pela lei. A Mesa Diretora elabora Projeto de Decreto Legislativo, que passa pelas Comissões e, posteriormente, é levado ao Plenário para ser discutido e votado por todos os vereadores.

Este ano, os homenageados foram definidos pelo  DECRETO LEGISLATIVO Nº 40/2023 (Projeto de Decreto Legislativo nº 43/2023)

HISTÓRICO DE HOMENAGEADOS

2024:

COMPANHIA DE REIS IRMÃOS BORGES/ ARMOUR: Luiz Cardoso de Faria (Embaixador), Esmeraldo Ferreira de Souza (Folião) e Wilson Carlos Morais (Palhaço)

COMPANHIA  DE REIS FAZENDA LAGOINHAAlvair Sebastião Borges "Decão" (Embaixador), Antônio Carlos Borges - Lagoinha (Embaixador) e Jaime Martins Pereira (Embaixador)

COMPANHIA  DE REIS NOVA GERAÇÃO / ÁGUA LIMPA: Luiz Eduardo Gomes Francisco (Embaixador), Marcelo Silveira Guilherme (Folião) e Alex Rodrigues da Silva (Palhaço)